segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Qual o segredo?


O "coxo" do capítulo três do livro de Atos era levado sempre ao mesmo local todos os dias. Poderíamos pensar que ele ia sempre ao templo, se não existisse a expressão à porta , na passagem referida . Mas o mesmo se conformava em ficar somente do lado de fora mendigando, pois era somente aquilo que ele tinha aprendido na vida até ali .


" E era trazido um varão que desde o ventre de sua mãe era coxo, o qual todos os dias , punham à porta do templo chamada Formosa, para pedir esmola aos que entravam ." (Atos 3.2)

A triste personagem dessa historia sempre havia dependido dos outros até mesmo para mendigar , pois já nascera enfermo . Com certeza não exergava uma perspectiva para sua vida. além de esmolar .


"O qual, vendo a Pedro e a João, que iam entrando no templo, pediu que lhe dessem uma esmola."(Atos3.3)


Talvez pensasse que viveria naquela situação até morrer. Não imaginava que uma surpresa de Deus o aguardava ,mesmo estando todo atrapalhado, sem saber, tinha pedido algo as pessoas certas, embora não tivesse pedido a coisa certa. Deus prefere nos dá o que necessitamos , não o que pensamos que necessitamos. O seu curto objetivo era de tão somente adquirir algumas "moedinhas", como sempre fizera. Não sabia que Deus estava com sua "porta" aberta para ele , com algo de um valor imensurável . Neste momento pode ouvir a resposta mais inesperada de sua tragetória de mendigação:

"E disse Pedro: Não tenho prata nem ouro, mas o que tenho, isto te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno levanta- te e anda. " (Atos 3. 6)


Além de fazé-lo andar , foi lhe concedido abrir seus olhos espirituais para o maior propósito de Deus com os homens, a adoração a Ele. Precisamos descobrir o verdadeiro próposito de Deus para as nossas vidas , para sermos verdadeiramentes felizes ao Seu lado

"E, saltando ele, pôs-se em pé, e andou, e entrou com com eles no templo, andando e , saltando, e louvando a Deus. "( Atos 3.8)


Quantas pessoas se encontram como aquele coxo se encontrava : cegos espiritualmente, guiados por outros mais mais cegos ainda. Dirigidos pelo diabo, pelo pecado, pela carne, pelas heresias, pela teoria da prosperidade e a lista continua ... Sendos levados à perdição.

Mas Jesus está bem perto querendo salvar a todos. Assim como Ele usou a Pedro e a João , naquela época, também usa seus servos ainda hoje.


"Porfiai por entrar pela porta estreita , porque eu vos digo que muitos procurarão entrar e não poderão. ( Lucas 13. 24)


Estejamos atentos , observando se estamos mesmo dentro do Reino de Deus .

Que Deus tenha misericórdia de todos !


Rosane Luz


2 comentários:

  1. Nice to meet you, i come and say hello !

    ResponderExcluir
  2. Olá Rosane!

    Que bom encontrar o seu blog!

    Esse ano lecionei para adolescentes.
    Ano que vem vamos conduzir uma turma de EBD sobre "discipulado".

    Feliz Natal linda!

    ResponderExcluir