domingo, 21 de março de 2010

Você é impulsivo ou disciplinado?


Pesquisas recentes apontam que as pessoas gastam cada vez mais tempo diante da televisão. Isso reflete a falta de disciplina em nossa cultura. Assim é impossível termos uma comunicação sadia com a nossa família e com outras pessoas, não sobrará tempo para exércicios físicos, para a leitura, para orar, evangelizar, ler a Bíblia e até mesmo ganhar dinheiro. Se quer saber se é uma pessoa muito ou pouco disciplinada, responda as perguntas abaixo, retiradas de um sermão do pastor George Wood, líder da AD nos Estados Unidos. 1) Você trabalha sem algum objetivo futuro ou metas?
2) Você faz planos irrealistas ( habituais) para o futuro que depois são abandonados?
3) Você age mais impulsivamente do que deliberadamente? Isso tem a ver com a pressa com que tomamos decisões, se paramos ou não para pensar primeiro, e especialmente quando vamos as compras.
4) Você é facilmente tentado por uma pechincha?
5) Você sevê muitas vezes deixando uma tarefa antes de concluí-la? Dá início a ela, mas logo a abandona? ...enquanto outras sete coisas são iniciadas antes de você voltar àquela primeira tarefa que começou , mas nunca chegou a terminar.
6) Você acha díficil seguir um plano definido?
Se você respondeu "sim" a todas essas perguntas, você está assumindo que é uma pessoa impulssiva que faz muitas decisões no calor do momento e vive um momento díficil em sua vida, porque há pouca sequência em tudo que faz e pouco senso de direção em sua vida. Agora se você respondeu "não" a todas essas perguntas você provavelmente é uma pessoa muito autodisciplinada.
Há seguir veremos outra série de perguntas importantes retiradas do mesmo sermão, baseadas, pelo pregador no livro de Atos dos Apóstolos, para quem quer ter uma vida espiritual disciplinada.

1) Tenho sido batizado nas águas? A disciplina cristã começa ao obedecermos a essa ordem do Senhor.
2) Tenho um tempo de oração diária?
3) Tenho tempo para o estudo diário das escrituras?
4) Eu me reúno com um grupo de crentes, pelo menos uma ou duas vezes por semana, para estudo das escrituras, comunhão e oração? Esse pequeno grupo pode ser você , seu cônjuge, ou sua família, ou um grupo dentro da igreja. Talves dois amigos e irmãos em Cristo lendo a Bíblia juntos.
5) Fiz um compromisso de ser uma parte de uma igreja local e atender fielmente aos cultos de adoração? Isso é um compromisso da minha vida? Sabemos que foi hábito de Jesus ir à sinagoga. Se formos segui-lo, devemos ter como hábito frequentar regularmente um lugar de adoração.
6) Tenho alguma responsabilidade regular no corpo de Cristo que cumpro fielmente?
7) Já testemunhei verbalmente sobre Jesus a qualquer pessoa no mês passado? Digo verbalmente porque todos estamos testemunhando com nossos vidas, mas isso não é tudo. A comunicação precisa acontecer também em um nível verbal.
8) Jejuo uma vez por mês para buscar ao Senhor?
9) Apóio fielmente o trabalho do Senhor com dízimos e ofertas?
Se todas essas perguntas sua resposta foi "sim", então você demonstra um elevado grau de disciplina em sua vida. Se pôde apenas dizer "sim" a algumas delas, é que uma série de outras atividades deve ter tomado lugar em sua vida.

3 comentários:

  1. Paz, Rosane.

    Parabéns, pelo seu trabalho neste blog. Que Deus em Cristo Jesus lhe continue abençoando poderosamente.

    Estou seguindo o vosso blog.

    Aproveito pra lhe convidar a visitar meu blog também. Avivamento pela Palavra é um blog voltado aos amantes da Bíblia sagrada como Verdade Absoluta e que só através Dela seremos mais crentes e mais cheios do Espirito Santo. Comente, pois seus comentários são muito importante para mim poder estar sempre em melhorias no meu blog.

    http://www.alexandrepitante.blogspot.com/

    Siga-nos também.

    Fica com Deus.
    Um abraço, Alexandre Pitante.

    ResponderExcluir
  2. Muto boa sua lembraça do tema "disciplina". Como podemos nos considerar "atletas cristãos" sem disciplina ? como podemos ser "soldados de Cristo" sem disciplina ? Já viram um atleta ou militar sem disciplina, que não fosse um retumbante fracasso ? Como ser verdadeiros adoradores sem disciplina, em nome de uma "adoração livre, sem amarras" (que muitas vezes serve apenas de desculpa para a entrada de modismos e "meninices" na igreja) ? Muitos acreditam erroneamente que fomos libertos por Cristo para fazermos o que bem entendemos. Lembremos do texto sagrado: "Mas, se estais sem disciplina, da qual todos são feitos participantes, sois então bastardos, e não filhos (Hebreus 12.8)". E então, o que somos afinal ? Deus nos ajude. Graça e paz.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pela visita e pelos comentários! Que Deus continue abençoando aos queridos irmãos.
    Estarei visitando a todos.

    ResponderExcluir